terça-feira, 7 de julho de 2009

A Paz mundial, o risco nuclear e a morte de Robert McNamara

Um teste nuclear com potência de destruição de Nagasaky e Hiroshima, realizou-se no dia 25 de maio de 2009 na Coréia do Norte.

Ato condenado por todas as nações do mundo, inclusive pelo Irã, através da manifestação de seu presidente Ahmadinejad.

O regime ditatorial de Pyongyang desconsiderou as pressões internacionais.

Faleceu ontem, 06 de julho de 2009, ao 95 anos, Robert McNamara.


Eu tive a felicidade de almoçar e conviver parte do dia 28 de junho de 1996 com Robert McNamara em São Paulo, em um evento que coordenei e teve a participação também do engenheiro Prof. Jacques Marcovitch.

Aquele que foi o todo poderoso Secretário de Estado dos EUA, no Governo Kennedy e parte do governo Johnson, apogeu econômico e militar da nação americana e posteriormente presidente do Banco Mundial por quase 15 anos, quando conheceu e conviveu com a miséria das outras partes do mundo.

Em seu depoimento para mais de 150 empresários brasileiros, naquela ocasião, defendeu ardentemente a destruição completa dos armamentos e ogivas nucleares e mostrou os riscos de destruição total que o homem correu e ainda corre.

Reconheceu o grande erro norte americano na guerra do Vietnã e falou de sua visita em 1995 ao general Giap, vencedor de uma guerra trágica.

Demonstrou ter sido o século XX o mais violento da história da humanidade com mais de 160 milhões de mortes em guerras.

McNamara defendeu a paz em todos os seus aspectos denunciando as nações líderes de hoje em não estar agindo em combate a fome.

Coincidentemente ontem o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama e o chefe do Estado da Rússia Dmitri Medvedev comemoravam a assinatura de um novo tratado de desarmamento estratégico.

Fica a perspectiva de que, se todos trabalharmos pela paz mundial com certeza estaremos construindo um mundo muito melhor.

Um comentário:

Jair Moggi disse...

Oi Geraldo,

Bela lembrança, eu estive a seu convite nesse evento e lá se vão 13 anos.

Um abraço