quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Crescer é Aumentar de Tamanho, Evoluir é Ficar Melhor

A evolução é a vocação básica de todos os homens e ela só se realiza quando a missão própria e única de cada indivíduo se manifesta.

Tenho consciência e convicção que minha missão é ajudar a construir um mundo melhor, e só conseguirei isto se me tornar um pouquinho melhor a cada dia.

É um caminho sem fim e de muito esforço.

Em recente encontro das escolas Teddy Bear com educadores culturais e empresários, conheci um excelente facilitador e educador cultural e autor de 10 livros que atua com neurolinguística na área do processo do aprendizado. Grande figura na sua transparência, humanismo e sinergia.

Jack Scholes, nascido no norte da Inglaterra, brasileiro de coração e com ascendência galesa me ajudou a reforçar e expandir esta consciência em um dos laboratórios de sua apresentação.

Nesse evento realizado em Jundiaí no dia 1 de outubro de 2011, também trabalhei na formulação de meu objetivo profissional, com relação à unidade Teddy Bear Vila Nova Conceição. “Ter uma empresa em harmonia com satisfação dos clientes, colaboradores e resultados”.

O crescimento será consequência de um trabalho que é realizado com entusiasmo, consciência e amor, por uma equipe formidável.

A vocês amigas e amigos continua o convite para que venham conhecer nossa unidade da escola Teddy Bear Vila Nova Conceição, na Rua Cel. Artur de Paula Ferreira, 110 - Vila Nova Conceição. 

Afinal de contas, estamos todos agraciados por um dom divino: Evoluir.

Nesta linha escrevi a um jovem jornalista que se dizia pessimista com o movimento de “Ocupe Wall Street” que se alastra no mundo e a primavera árabe e retratou em um seu artigo que os jovens estavam sem lideres, ou sem uma corrente   de pensamento ou filosofia confiável. Os partidos políticos no mundo inteiro não dizem o porquê de sua existência e não há lideres dignos de serem inspiradores.

“Caro Renan

Seu artigo retrata a realidade dos jovens, no qual me permito inserir mesmo sendo da geração anterior aos babys boomers.

(1) Leia depois o artigo:  "Sei que Eu e Você Somos Gotas no Oceano"

Não há ideais fora de nós e todas que houveram já fracassaram, no meu ponto de vista o buraco é mais embaixo e muito mais difícil de se entender e praticar.

A vocação do homem é evoluir e evoluir significa uma transformação interior de ao ir se conhecendo trocar os hábitos ruins que temos por bons hábitos.

A beleza que existe nisto é de que quando você age o mundo conspira a favor.

O meu ideal de vida hoje é ajudar a construir um mundo melhor e o único caminho é atuar em mim mesmo no sentido de ser melhor e passar este processo aos mais próximos.

Afinal de contas somos partes do divino e ele está dentro de nós.

Creio isto ser uma coisa muito mais real do que achar que algum líder, ou partido ou ideologia venha para fazer isto por nós.

Os jovens não acreditam mais no sistema atual e já perceberam que ele está falido.


(2) Leia depois o artigo:  "A Liberdade"

Há uma crença de que o individualismo está sendo substituído por trabalhos compartilhados, afinal o homem é um ser gregário.

Espero que o que escrevi para você do fundo do coração, realmente possa ser uma luz de otimismo e breve nos encontraremos nas passeatas que como você previu acontecerão aqui no Brasil com atraso.”


Links dos artigos relacionados, e que sugero que leiam:

(1) Artigo: "Sei que Eu e Você Somos Gotas no Oceano"
(2) Artigo: "A Liberdade"

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Step by step

Antônio Machado quando em um momento inspirativo nos doou a sua frase “Caminante no hay camino, se hace camino al andar” deixou claro que a vida se constrói a cada dia, e não existem receitas que se repetem.

O conhecimento anterior ilumina o passado e deixa claro o caminho realizado, repeti-lo é voltar para trás.

Para andar as próximas mil milhas são  necessários dar os primeiros passos.

Os ventos estão favoráveis, mas é preciso um esforço enorme para quem acredita que está no rumo certo.

O Open Day foi dia 26 de fevereiro, muitos amigos, crianças e interessados nos brindaram com suas visitas. A primeira matrícula foi em março, depois outras vieram de forma natural.

Aproveitem agora para trazer seus filhos e netos para nosso Teddy’s Party, em 19 de junho e participarem das aulas experimentais que será um passaporte ao Teddy Bear World.

A primeira matrícula em março aqui na Escola Teddy Bear - Vila Nova Conceição foi muito comemorada e tivemos a primeira turma com 1 aluno.

Quem já começou uma nova atividade sabe da importância do que estou falando.

Abrimos em seguida outras turmas com 1 aluno e estamos 3 meses após o Open Day, com 10 turmas.

O critério para a formação de turma passa pela idade, maturidade e vivência anterior com a língua inglesa.

Vejam as turmas já formadas e horários.

Para as crianças de 2 a 3,5 anos (Toddlers)
3ª e 5ª feiras: 10:15h às 11:45h.
2ª e 4ª feiras: 14:00h às 15:30h.

Para as crianças de 3,5 a 5 anos (Kindergarden).
3ª e 5ª feiras: 8:30h às 10:00h
3ª e 5ª feiras: 14:00h às 15:30h.
6ª feira: 9:30h às 11:30h.

Para meninos e meninas de 5,5 a 7 anos (Pre Elementary 1).
3ª e 5ª feiras: 8:30h às 10:00h.
2ª e 4ª feiras: 14:00h às 15:30h.

Para meninos e meninas de 7 a 8 anos (Pre Elementary 2)
2ª e 4ª feiras: 16:00h às 17:30h.

Para os pré-adolescentes de 9 a 11 anos (Elementary 1).
3ª e 5ª feiras: 14:00h às 15:30h.

Para adolescentes de 11 a 13 anos (Teen Starter)
6ª feira: 14:30h às 17:30h.

Já temos quadro de educadores preparados e outros em fase de recrutamento e treinamento para abrir novas turmas.

Daqui para frente pedimos a colaboração de todos que ao trazerem seus filhos e netos para novos horários tragam também amigos para que possamos nessa segunda fase abrir turmas com um mínimo de 3 alunos.

Essa é uma manifestação de alegria e agradecimento a todos vocês que tem colaborado para um caminho de realização e excelência.

Orgulhamos-nos de ter um ambiente, local e equipamentos pedagógicos adequados, bonitos e estimulantes ao aprendizado, de ter uma coordenadora pedagógica, Mirela Ramacciotti, que vive cada segundo com qualidade e amor a sua função e educadores que têm a alegria de despertar e estimular a criança a se expor, crescer, participar e se desenvolver usando a língua inglesa como se fosse primeira língua.

Já agradeci a Deus e a todos que colaboraram.

Afinal demos o primeiro passo nessa caminhada.

Os ventos estão favoráveis e exigindo de nós da Escola Teddy Bear - Vila Nova Conceição um grande esforço e um apoio daqueles que acreditam nos nossos objetivos

Obrigado a todos

Links dos artigos relacionados, e que sugero que leiam:

(1) Artigo: "Aprendendo Inglês para vida";
(2) Artigo: "Obrigado o sonho se realizou";
(3) Artigo: "Aldeia Global para quem fala inglês";

sexta-feira, 27 de maio de 2011

O engenheiro como negociador em um ambiente de mudanças.

A tecnologia permitiu que a conectividade das máquinas e códigos aproximasse as pessoas.

A informação e o conhecimento se disseminam em tal velocidade que o processo da aprendizagem e transformação das pessoas possa ocorrer na mesma velocidade.

Entender, se comunicar e interagir com as pessoas em sua nova forma de pensar e agir e ter a percepção que das multiplicidades de usos do conhecimento que surgem em cada novo produto ou serviço é um exercício de sobrevivência.

O conhecimento técnico e a especialidade são bases para uma boa formação e embasamento para a evolução, mas são apenas condições necessárias, mas não suficientes para que o profissional de engenharia interaja com as novas necessidades e expectativas mutantes dos clientes.

O engenheiro além de dominar a arte da comunicação para ter uma interação adequada e de ganha-a-ganha com seu público alvo, precisa desenvolver flexibilidade de compreensão e de empatia para propor novas alternativas que atendam a esse público.

A liderança compartilhada na formação de equipes multifacetadas e a capacidade de orquestrar de forma harmônica e dinâmica grupos de trabalho são habilidades requeridas ao novo gestor.

Assim em conjunto com a Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha preparamos o curso “Treinamento de Negociação para Engenheiros” a ser realizado em 22 de setembro de 2011.



Este curso tem como objetivo aprimorar as técnicas de negociação utilizando “As 7 Fases da Venda – ©MCA Consult” e orientando para um melhor desempenho profissional na arte de negociação.

Esperamos ter a sua participação e obter o bom resultado dos outros eventos.

Faça a sua inscrição e veja o programa através do link: 

Leia também os artigos: 

terça-feira, 22 de março de 2011

Aprendendo inglês para a Vida

É com entusiasmo que publico no blog o artigo da coordenadora pedagógica Mirela Ramacciotti da Escola Teddy Bear - Vila Nova Conceição:

“Sempre me perguntaram: qual a idade ideal para começar a estudar inglês?

O mais cedo possível, respondia eu, mas sempre levando em conta as características do desenvolvimento da criança.




Hoje, mais do que nunca, sinto que, apoiada pelas mais recentes e acatadas descobertas científicas sobre o cérebro e seu desenvolvimento, aprender inglês desde uma idade bem precoce facilita sua aquisição e ajuda sobremaneira na sua utilização em épocas posteriores.
Vale, a essa altura ressaltar que, esse aprendizado deve sempre obedecer aos vários estágios cognitivos e de amadurecimento por que passam a maioria das crianças e levar em conta a necessidade de afeto e apoio que eles têm na primeira infância.



É nessa hora que o professor tira sua ‘roupagem’ mais exterior e se coloca no papel de um educador.
(1) Leia depois o artigo:  "O Verdadeiro Relacionamento";



Esse profissional irá, através de sua sensibilidade e munido de uma competência bastante trabalhada, facilitar a ‘entrada’ do aluno em um mundo que deve ser bastante vivencial para poder ser realmente aprendido.
(2) Leia depois o artigo:  "A Liberdade";

Essa vivência passa por todos os sentidos e tendências que temos ao nascer e que vamos desenvolvendo de acordo com nosso código genético e nossas experiências.

Utilizando os sentidos e os estilos de aprendizado (visual, auditivo, gustativo, olfativo, tático e cinético) testamos e desafiamos esses aprendizes a experimentar o conhecer e a, principalmente, relacionar de forma gradual, eficaz e muito lúdica, o conhecer com o prazer e alimentar uma fome natural e positiva de todos nós, seres humanos, que é a de APRENDER.

E é assim que trabalhamos, diariamente, aqui na escola Teddy Bear. Através de um preparo cuidadoso de cada aula, de espaços que promovem diferentes experiências e vivências e de muita alegria e respeito, que tecemos o intricado e rico tecido do aprendizado de uma outra e essencial, língua que é o inglês.
(3) Leia depois o artigo:  "Aldeia Global para quem fala inglês";



Convidamos todos vocês, pais, avós, tios e tias, curiosos e aprendizes que venham nos conhecer, vivenciar e apreciar essa que, acredito ser uma forma completa, pois envolve o ser como um todo, de aprender e de tornar-se verdadeiramente um cidadão do mundo.”





Se você quiser vivenciar um dos momentos trabalhados em aula venha para:




Links dos artigos relacionados, e que sugeri que leiam:

(1) Artigo: "O Verdadeiro Relacionamento"
(2) Artigo: "A Liberdade"
(3) Artigo: "Aldeia Global para quem fala inglês"

quarta-feira, 9 de março de 2011

Obrigado, o sonho se realizou

A escola Teddy Bear - Vila Nova Conceição já iniciou suas aulas com uma excelente equipe de professores comandada por Mirela Ramacciotti, coordenadora pedagógica.


As instalações e metodologia criam um ambiente harmônico para uma viagem à um mundo diferente, divertido, alegre, de felicidade e muito aprendizado na e da língua inglesa.


Aos muitos amigos que estiveram no Open Day, aos que enviaram e-mails e telefonaram dando apoio e estímulo meu muito obrigado.


Venham conhecer e tragam seus filhos e netos, pois estarei aqui para recebê-los e apresentar a nova Escola Teddy Bear – Vila Nova Conceição.






Os convido, também, a lerem o último Teddy News que traz uma reportagem sobre o Open Day da Escola Teddy Bear – Vila Nova Conceição, e lerem os artigos: "Aldeia Global para quem fala inglês" e "Elisa e a Teddy Bear".

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Aldeia Global para quem fala inglês


Esse termo, Aldeia Global, foi criado pelo sociólogo canadense Herbert Marshall McLuhan, então professor na Escola de Comunicações da Universidade de Toronto.

Na década de 60 o conceito de Aldeia Global em que a tecnologia transformaria o mundo numa única aldeia parecia ficção científica.  

Imaginar hoje como será o Brasil em 2022, ano em que se comemorará 200 anos de independência, será mais do que ficção científica pela velocidade com que as mudanças estão ocorrendo.

Hoje com a tecnologia da informação, do aprendizado, das relações sociais, através de ferramentas como Facebook, Skype, Google, Wikipedia, WikiLeakes, já vivemos  além do que foi um sonho nos anos 60.

(1) Leia depois o artigo:  "Sei que eu e você somos gotas no oceano";

Nesse cenário nós brasileiros temos alguma1s vantagens, pois conseguimos manter nossa unidade territorial, política, cultural, de idioma e costumes locais. Cada recanto do Brasil tem suas diversidades, sabores e jeitos de ser diversos.

Curtimos e preservamos estes encantos e maneiras características de cada estado brasileiro com seus sotaques, hábitos e tradições.

 Construímos uma grande democracia, por mais fragilizada que as mazelas das velhas raposas políticas ainda mantêm.

 A velha aristocracia escravocrata que há muito tempo se coloca acima do bem e do mal, desprezando leis e a dignidade de toda a população continua em alguns estados e municípios. Mas o futuro que se avizinha, não aceitará mais essa realidade.

Governos e empresas que não estiverem sintonizados com isto estão com seus dias contados.

Ao viajar pelo Brasil nós constatamos, nos nomes das cidades, das ruas, dos lagos, dos rios, a forte influencia tupi-guarani, que deverá, no meu ponto, de vista ser mais estudada e compreendida.

O moderno, o novo, o futuro não anulam as origens, as influências, o caminho percorrido no passado, de um Brasil construído através da influencia portuguesa, indígena, africana, árabe, judaica, italiana, alemã, japonesa e de mais de uma centena de países.

Neste cenário, entretanto, corremos um grande risco de nos atrasarmos no processo de inclusão na Aldeia Global, por não falar inglês.

(2) Leia depois o artigo: "O novo mundo do aprendizado on-line e o enterro da velha Universidade"

Um dos gargalos do processo de desenvolvimento brasileiro é o apagão de mão de obra, por não se ter investido fortemente em educação e saúde. O nosso Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é simplesmente desastroso.

A língua do mundo global nos séculos XX e XXI foi e é o inglês, apesar de o gigante da economia mundial do século XXI, falar o mandarim.

As famílias bem formadas tem consciência de que seus filhos se não tiverem uma proficiência na língua inglesa estarão automaticamente excluídos da vida na Aldeia Global.

Ter a língua inglesa como se fosse a primeira língua é possível e não afetará toda a cultura e os hábitos da evolutiva sociedade brasileira.

A escola de inglês Teddy Bear está chegando a São Paulo para sanar esta lacuna.

A Teddy Bear, a 1ª Escola de inglês especializada para crianças e adolescentes do Sul do Brasil estende-se hoje por Santa Catarina, Paraná e São Paulo em suas 8 unidades.

A escola Teddy Bear trabalha com os alunos até a adolescência, com uma metodologia própria de ensino para crianças a partir de 02 anos. O que a deixa única no mercado. Assim, em seus 20 anos, a Escola formou diversos jovens que entraram bebês e saíram bilíngues fluentes.

Investindo em qualidade e treinamento de profissionais, sustentando inclusive uma parceria com a Editora Oxford, a rede dá ênfase à aprendizagem oral e à fidelização de seus alunos.

Em um contexto que envolve brincadeiras e jogos pedagógicos, que simulam situações reais, os alunos da Teddy Bear também aprendem o inglês através da culinária, da jardinagem e da dramaturgia. A Escola, inclusive, lançou um evento importante, a "Bearfest", festival anual (em sua 20ª edição), onde os alunos apresentam peças musicadas em inglês em grandiosa produção cenográfica.

Aprender através de viagens a outros países é um processo agradável e gostoso de se praticar a língua compartilhando e brincando com outras crianças da mesma idade.

Viajar duas vezes por semana a Teddy Bear é ir duas vezes por semana ao exterior, vivenciar estas fantásticas viagens.

Welcome to Teddy Bear world.

Neste contexto tenho a satisfação e o orgulho de compartilhar a todos vocês que estou a frente da unidade Teddy Bear São Paulo - Vila Nova Conceição.

Dedicarei todo o meu esforço a estas crianças que a partir dos dois anos estarão se preparando para construir um Brasil inserido na Aldeia Global e que ocupe um papel de liderança mundial.

(3) Leia depois o artigo: "Elisa e a escola Teddy Bear"

Nossa unidade estará sendo inaugurada em fevereiro de 2011 e está localizada na Rua Coronel Artur de Paula Ferreira, 110, na Vila Nova Conceição em São Paulo. Informo também a outra unidade da escola Teddy Bear na Rua dos Macunis, 485, Alto de Pinheiros.

A coordenação pedagógica de nossa unidade está a cargo de Mirela Cunha Cardoso Ramacciotti.

Aguardem meu convite para uma visita especial.

Links dos artigos relacionados, e que sugeri que leiam:

(1) Artigo: "Sei que eu e você somos gotas no oceano"
(2) Artigo: "O novo mundo do aprendizado on-line e o enterro da velha Universidade"
(3) Artigo: "Elisa e a escola Teddy Bear"