quarta-feira, 17 de junho de 2009

Estar em Dois, Três, Quatro... Lugares ao Mesmo Tempo

Muito mais do que isto, estar em tempo real em cada canto do mundo. E mais: interagindo, dialogando, participando, transformando.

O processo de comunicação, de aprendizado, de diálogo e, principalmente, de transformação já deu um salto quântico.

Quarta-feira, dia 24 de junho, estarei em Florianópolis no Hotel Intercity Premium, com mais 20 empresários e especialistas em e-learning participando do 9º Congresso Internacional de e-Learning via satélite. Estaremos interagindo com São Paulo, Nova Iorque e San Antonio (Texas), com a participação ainda das cidades de Campinas, São José dos Campos, Ribeirão Preto, Manaus e Rio de Janeiro.

A tecnologia do aprendizado e da comunicação por satélite desenvolvida pela MicroPower e Hughes permitirá isso. Mas o mais rico do processo é a conectividade entre as pessoas e aí estaremos vendo, ouvindo, respondendo, ou seja, interagindo de forma direta e pessoal com os mais conhecidos especialistas no mundo.


Nick van Dam, às 9h30, abordará diretamente de São Paulo o tema “DNA dos Talentos em 2020”. Nick é holandês, um profissional visionário, gerador de ideias e consultor, que estará compartilhando suas ideias e pontos de vista. Ele também criou o e-Learning For Kids, que é um portal na internet de aprendizado para crianças de 5 a 12 anos e está disponível gratuitamente em quatro línguas através do site www.e-learningforkids.org/pt/index.html.

Elliott Masie é um americano reconhecido como futurista, analista e pesquisador no processo de aprendizado social e coletivo e como o conhecimento vem sendo construído e compartilhado. Masie, às 10h30, abordará, de Nova Iorque, o tema sobre as incertezas com as quais nos defrontamos em nosso dia-a-dia, em nosso ambiente de trabalho, na sociedade, na economia, e como esses fatores estão influenciando o desenvolvimento de nossos talentos.

Às 11h30 van Dam entrevistará Masie, que estará em Nova Iorque, e Marci Powell, que estará em San Antonio, sobre suas visões a respeito do perfil dos talentos do futuro e como as tecnologias podem contribuir.

À tarde, das 13h às 14h, van Dam compartilhará as 25 melhores práticas em aprendizado e desenvolvimento de talentos. Às 14h15, diretamente de San Antonio, Powell abordará o tema “Videoconferência e Telepresença Encurtam Distância no Aprendizado”. Veja a continuação do programa e seus detalhes no site do e-Learning Brasil.

À noite já estarei em São Paulo para estar no World Trade Center no dia 25, me integrando a centenas de participantes.

Estou feliz por atuar em um mundo em que há pouco tempo era inimaginável e me preparando para um novo mundo que é ainda imprevisível para todos nós. Realmente, uma nova era já começou.

As entidades, instituições, organizações, empresas e cada um de nós necessitamos nos reinventar para poder vir a participar desta nova era.

Lembrete importante: no dia 29 de junho estarei ministrando o curso de Treinamento de Negociação para Engenheiros na Câmara Brasil Alemanha. Por favor, visite o site da câmara para mais informações.

5 comentários:

Francisco Antonio Soeltl disse...

Caro amigo Geraldo, realmente vivemos a era da Comunicação em tempo real e sem distância.

Dorival Jesus Augusto disse...

Prezado amigo Geraldo,
Parabéns pela brilhante iniciativa.
Abs,

Sebastião Nelson Freitas disse...

Caro Geraldo,
Você é um biônico?
Um forte abraço

Mario Canto disse...

Geraldo

Muito legal. Viva a tecnologia!!!

Abraços

Jair Moggi disse...

Geraldo,
Parabens pela continua versatilidade.

Um abraço saudoso.