terça-feira, 10 de março de 2009

Cabeça de dono

Estamos em um momento de transformações de todos os sistemas nos quais estamos inseridos, o sistema familiar, o sistema comunitário, o sistema político, o sistema econômico, o sistema financeiro, o sistema ecológico, o sistema empresarial e o sistema educacional.
Está cada vez mais claro que cada dia é um novo dia, que não há dois amanheceres iguais e que as situações e ocorrências são sempre novas.
Está cada vez mais claro que todos os sistemas são dinâmicos, passageiros e renováveis.
Está cada vez mais claro que as coisas não se repetem e, portanto exigem novas atitudes e novas soluções.
Está cada vez mais claro que cada um de nós, como ser humano, fazemos parte de cada sistema e de todos os sistemas e que cada ação nossa reforça, enfraquece ou melhora o sistema.
Está cada vez mais claro que a ação de cada ser humano é ao mesmo tempo razão de ser do seu processo evolutivo e do sistema no qual está inserido, pois cada um de nós é agente de mudanças.
É importante, pois, termos “consciência” de que cada um de nós é dono do sistema.
Se evito desperdícios, produzo menos lixo, preservo o meio ambiente, seus recursos estou sendo dono da natureza e de todo sistema ecológico.
Se aceito meus familiares como são, crio um clima harmônico de amizade, cooperativo e de liberdade dentro das regras do bom senso, estou dando embasamento a todos os sistemas familiares.
Se respeito às normas e leis do condomínio onde vivo, da cidade onde moro, do trânsito no qual trafego e colaboro com sugestões de melhoria e atuo em entidades comunitárias, estou sendo dono da comunidade que faço parte.
Se minha atuação profissional como colaborador de uma empresa, autônomo, sócio, liberal é de estar à disposição do outro, entender as necessidades e expectativas do cliente e criar soluções, ideias, produtos e serviços que criem valor agregado e gerem satisfação, estou sendo dono do negócio, estou sendo dono da empresa, estou sendo dono da economia.
Se gasto menos do que ganho e consigo poupar e me capitalizar, estou participando de um sistema financeiro saudável. Isso vale para empresas, pessoas e países.
Se atuo com transparência, clareza, honestidade e tomo minhas atitudes políticas baseadas em condutas e valores, influencio positivamente o meio político.
Se me preparo, estudo e dou condições de aprendizado aos que me rodeiam, estou reforçando o sistema educacional.
Cada um de nós é o alicerce e razão de ser de cada sistema. Somos o elo mais forte que não vai se quebrar.
Somos realmente cada um de nós o dono, se tivermos cabeça e atitude de dono.

2 comentários:

beth disse...

Tudo está cada vez mais claro....
mas será que isto não é um sonho.
O ser humano tem consciência das mudanças mas o se aceito...,se faço...se respeito....se gasto...
parece estar tão longe de ser ...
atingido.Será que somos dono de nossa cabeça ou cabeça de dono?
.

Aluizio Amorim disse...

Caro Geraldo,
fico grato e honrado pelo link e estou fazendo o mesmo neste momento no meu blog, ou seja, linkando o seu excelente blog.
Cordial abraço do
Aluízio Amorim