terça-feira, 7 de setembro de 2010

O Verdadeiro Relacionamento

Clique nas imagens para visualizar em resolução máxima.

Se dar bem consigo mesmo, se dar bem com outros.

É ter relacionamento?

Conviver em harmonia consigo mesmo, com o outro, com uma comunidade em que se está inserido.

É ter relacionamento?

(1) Leia depois o artigo "A Liberdade"

Manter relações duradouras e hábitos pela vida toda.

É ter relacionamento?

Relacionar-se verdadeiramente é uma coisa natural ou uma arte para poucos?

O ser humano é um ser gregário, ele não vive só.

O ser humano é dependente do relacionamento, da hora que nasce até a despedida final. Ele vive muitos relacionamentos, a maioria passageiros.

Estudar a arte de se comunicar, de dialogar, de liderar, entender os conceitos e saber identificar as transações complementares que fazem fluir um relacionamento e as transações cruzadas que quebram ou mudam o curso do relacionamento, identificar a origem dos próprios estímulos e as expectativas que os outros tem são ferramentas que apenas ajudam entender o que é um relacionamento.

São poucas as pessoas que conseguem viver um relacionamento efetivo e que sabem a cada dia cultivá-lo.

Eu acredito que o verdadeiro relacionamento tenha uma química e energia especial.

O verdadeiro relacionamento nasce de um sentimento de admiração desde o primeiro olhar e se transforma em reverencia e amor incondicional.

O verdadeiro relacionamento quando correspondido gera uma sinergia mágica de trocas e aprendizado conjunto. Começa-se a criar um campo magnético comum e cultivado pelos dois.

Falo aqui de relacionamento a dois: Marido X Esposa, Pai X Filho, Dois colegas de trabalho, Dois amigos, Dois irmãos.

Falo de almas gêmeas.

O verdadeiro relacionamento gera e mantêm respeito, reverencia, compreensão, compaixão, preserva a identidade dos dois, além dos interesses comuns que crescem a cada dia.

(2) Leia depois o artigo "Sei que Eu e Você Somos Gotas no Oceano"

Há muitos anos estudei psicofisiognomia com o dentista para-normal Marcelo Botter. Ele trabalhava com a energia e as auras das pessoas. Era um excelente radiestesista.

A psicofisiognomia era uma ciência usada pelos antigos egípcios para escolher seus imperadores a partir do seu perfil. Essa analisa o formato do rosto, o comprimento do nariz, o tamanho dos lábios e das orelhas, e por meio dessa análise aponta as características, o psicológico, a personalidade, e outros fatores que permitem uma pessoa se auto-conhecer.

Nesta época vivenciei situações que usavam o poder da energia do pensamento e a comunicação telepática.

Aprendi com Marcelo que duas pessoas quando vivem em relacionamento vão se tornando e com o passar dos anos, cada vez mais parecidos.

Eu mesmo convivi alguns anos com um casal. Ele judeu com traços típicos e ela japonesa bem oriental. Eles eram parecidos nas suas expressões, nas posturas, nas feições, e suas três filhas pareciam muito com o pai e com a mãe. Marcelo Botter me mostrou que o fisiognomico ou a expressão é a parte externa que reflete o psique, a parte interna de cada um de nós. Assim a convivência dos dois, a convergência de interesses e a mesma energia, alimentação, novos hábitos, interatividade com as três filhas, criam energias e psique parecidas que se refletem nas expressões fisionômicas.

As pessoas que se dão bem se tornam naturalmente parecidas. Pela expressão das pessoas, pode-se conhecer seu psique, sua energia interior. É bonito poder compartilhar situações entre esposo e esposa, pai e filho, colega e colega, amigo e amigo, que pela reverencia, amor e convivência, os deixem bem parecidos, mas com individualidades e identidades bem marcantes e diferentes.

Eu creio que um relacionamento verdadeiro ocorra através das chispas dos olhares, por onde ondas energéticas fluem e levam os dois pela sinergia que constroem para a trilha de viver os mesmos caminhos.

Há caso de filho que ao ser adotado forma um campo de sinergia com os novos pais. Sinergia que transforma a todos da família de tal forma que os três sejam tão parecidos, que pode parecer inacreditável aos que venham a conhecê-los, de que não seja realmente um filho natural.

Membros de grupos que compartilham os mesmos valores e tenham um verdadeiro relacionamento se tornam parecidos. A família em que todos se parecem é mais fruto da convivência efetiva e harmônica do que da própria genética.

(3) Leia depois o artigo "A Sombra e a Luz no Brasil de Hoje"

Ter verdadeiros relacionamentos nos deixa mais jovens, pró-ativos e felizes.

Experimentem.


Links dos artigos relacionados, e que sugeri que leiam:

(1) Artigo: "A Liberdade"
(2) Artigo: "Sei que Eu e Você Somos Gotas no Oceano"
(3) Artigo: "A Sombra e a Luz no Brasil de Hoje"

8 comentários:

Ana Cristina Corvelo disse...

Olá, Geraldo!

Confesso que o tema do seu artigo despertou minha curiosidade, mais do que os anteriores... E, mesmo sem muito tempo para faze-lo, parei tudo e percorri seu Blog, cada um dos demais artigos, sobre o CAFH, sua viagem a Grécia e tudo o mais que vc colocou com sua alma INTENSA... rs!
Quero te dar PARABÉNS por tudo que vi e li. O Blog está muito interessante. Porque é interessante o seu olhar para as coisas do mundo externo (e interno! Sim, porque tudo ali foi feito a partir dos seus sentimentos e percepções da Vida.).
Gostei e repassei para muitos (novos e velhos) amigos, inclusive empresários, que eu creio se interessarão e se beneficiarão com o conteúdo que vc vem compartilhando.
Vou aguardar ansiosamente o PRÓXIMO!

Com um abraço de LUZ!

Cris
Psicóloga
Oficina do Ser

Geraldo Leal de Moraes disse...

Cristina.

Seus comentários mostram amizade de um relacionamento que ficou para sempre.

Obrigado pelas palavras e recomendações.

Um grande abraço, e até qualquer hora.

Elaine Cilotti Fratta disse...

Oi Geraldo! Muito prazer em te conhecer. Faço parte da lista dos velhos amigos da Cristina..rs..rs.., que indicou o teu blog.
Fiquei encantada com as tuas colocações sobre o verdadeiro relacionamento, um legítimo contraponto aos efêmeros convívios entre as pessoas, tão acostumadas com a máxima de que " a fila anda".
Tive oportunidade de ler outros dos teus textos, e encontrei muita inspiração para conversar com uma pessoa querida que se encontra naquela fase do " eu já era..." Enfim, encontrei no teu blog um bom bate papo sobre a vida.
Um grande abraço e te encontro no próximo texto.
Elaine Fratta

Beth Assumpção disse...

Realmente o relacionamento entre dois amigos é uma raridade,contamos nos dedos

Hoje com este assunto no blog estou dando um relato pessoal do quem vem a ser um verdadeiro amigo,um verdadeiro relacionamento.

Relacionamento este que fazem com que a sinceridade,o respeito,a amizade sejam a chave mestra de tudo isso

Relacionamento este que faz com que nossos pensamentos e ideias sejam quase uma ´so mas cada um sabendo respeitar suas individualidades

Relacionamento este gratificante,porque você poder desfrutar de tudo isto é uma maravilha.é uma magia ,é um dom que poucos conseguem leva-lo a frente

Relacionamento este que me dá a liberdade de dizer Geraldo na foto da família você está o próprio “pacha”

Isto é um verdadeiro relacionamento,uma verdadeira amizade posso ficar anos sem vê-lo mas tudo permanece com a mesma força

Como é bacana ter um amigo como você.........

Beth

Maria Cristina Sanchez Iglesias disse...

Olá Geraldo,
Muito bom !
Abraços
Cristina

Fausto Pardini disse...

Boa Geraldo ! ,
Você me fez pensar sobre o tema e me dei conta de que tenho que rever algumas atitudes e posturas minhas atuais (hábitos) para resgatar, antes que seja tarde ou muito mais difícil, meu talento nato e o IMENSO PRAZER, a SATISFAÇÃO e a ENERGIA que o relacionamento e a amizade cultivada com os próximos me proporcionam.

Um abraço,

Fausto Pardini
Empresário
Adts Automação e Engenharia Ltda.

Geraldo Leal de Moraes disse...

Amigo Fausto

Obrigado pelas reflexões e alerta a todos nós de que não é bom encobrir os talentos natos em prol de uma relação por mais honesta e válida que seja.

Um abraço do velho amigo.

Geraldo Leal de Moraes

Fabricio Biscaro disse...

Oi Seu Geraldo.
Um bom relacionamento é baseado e muito na admiração entre as pessoas. Após ler alguns artigos do blog inclusive este, tenho certeza de que o nosso relacionamento que está estreitando-se agora tende a ser duradouro. A forma como o sr. disserta com conhecimento e vivências nos proporcionam agradáveis momentos de leitura e reflexão. Parabéns.

Fabricio