segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Economia de mercado, eleições e Marina Silva.

Clique nas imagens para visualizar em resolução máxima.

As próximas eleições presidenciais e para governadores, senadores e deputados estão sendo influenciadas pela percepção dos eleitores em relação à evolução da economia de mercado do país. As quatro últimas eleições, também, foram.

O eleitor vota pela percepção e desejo de vir a ter uma condição de vida melhor.

É seu objetivo ter mais estabilidade econômica e possibilidade de ascensão social com melhoria do padrão de vida (conforto, segurança financeira, saúde, educação e mais oportunidades no mercado de trabalho).

A força da economia de mercado vai ditando as regras da nova sociedade brasileira.

(1) Leia depois o artigo "O Brasil de 50 anos atrás e o de hoje"

O presidente do Banco Central, Henrique Meireles, nos últimos 8 anos exerceu as funções do cargo com competência e independência partidária, ideológica ou grupo de pressões.

Sua administração gerou pela boa gestão da política monetária os fundamentos e a confiança na tão necessária estabilidade econômica e financeira, como condição si ne qua non de o Brasil ser uma democracia aceita no hall dos participantes de uma economia globalizada.

Ninguém vota mais em direita ou esquerda, socialismo ou capitalismo, a favor dos militares ou contra os militares, na social democracia, no liberalismo ou no neoliberalismo.

Vota-se nas expectativas de uma melhoria de performace pessoal, da família, do país e da comunidade. Neste contexto o próximo presidente para manter uma melhoria continua de qualidade de vida dos brasileiros e progresso econômico e social da nação terá muitos desafios.

(2) Leia depois o artigo "Meu aniversário, Grécia e Marina Silva"

O sistema de poder autocrático das velhas elites ligadas a uma sociedade ainda injusta e escravocrata está se esvaindo, apesar de ser parte importante nas atuais composições políticas. Veja quem são os candidatos aliados de José Sarney, Jáder Barbalho, Renan Calheiros, Michel Temer, Roberto Requião, Paulo Maluf, Orestes Quércia, Jorge Bornhausen, dos coronéis nordestinos, das grandes empreiteiras e de grupos econômicos dependentes da bolsa BNDES, além dos aloprados do mensalão e o chefe da gang.

Os partidos políticos PMDB, Democrata (Antigo PFL), PSDB e PT não têm mais nenhuma representatividade, pois nenhum deles tem um projeto de governo ou visão de futuro. Apenas querem manter e lotear o poder para uso próprio.

(3) Leia depois o artigo "Devagar com o andor que o santo é de barro"


Os jovens e a sociedade civil estão distantes nessas eleições, mas saberão cobrar dos novos governantes uma nova atitude e serão muito mais exigentes.




É obvio para todos os brasileiros que o mal a ser combatido agora é a corrupção, a impunidade, a falta de transparência e a ausência de um programa de governo que retrate os anseios da sociedade. Este será o próximo passo da evolução política e socioeconômica brasileira.

Neste cenário o atual quadro eleitoral será um divisor de águas.

Fica claro que os velhos sistemas estão exauridos e somente uma nova liderança poderá entender as reais necessidades e verdadeiras expectativas da população brasileira em todos os seus matizes.

É obvio que não há mais necessidade de se fazer a reforma política e eleitoral, a reforma tributária, a reforma previdenciária, a reforma fiscal, a reforma trabalhista, a reforma sindical e a reforma agrária. São novos tempos que exigem novos sistemas político eleitoral, tributário, previdenciário, fiscal, trabalhista, sindical e agrário a serem criados e fundamentados nas realidades vividas do Brasil de hoje.

O Brasil estará deixando de ser um País, para se tornar uma Nação baseada em valores morais, éticos e de respeito aos seus cidadãos.

Marina Silva é o novo.

Marina Silva, com suas atitudes, postura e programa de governo que está apresentando, liderará esta nova evolução da Nação Brasileira.

Eu tenho me informado, lido e acompanhado todos os seus passos através da mídia, debates e tenho essa convicção. Procurem conhecer Marina Silva.

Eu votarei em 2010 e provavelmente em 2014 com consciência e convicção em Marina Silva.

O novo momento de uma nova liderança, com foco no futuro e ação no presente, virará mais uma página da história brasileira.

Links dos artigos relacionados, e que sugeri que leiam:
(1) Artigo: "
O Brasil de 50 anos atrás e o de hoje"
(2) Artigo: "
Meu aniversário, Grécia e Marina Silva"
(3) Artigo: "
Devagar com o andor que o santo é de barro"

Nenhum comentário: