terça-feira, 24 de março de 2009

Sei que eu e você somos gotas no oceano

Existem momentos em que ter consciência da dimensão exata do que eu e você vivenciamos no dia a dia nos dá uma sensação de que nossas ações, atitudes e pensamentos não têm importância nenhuma no contexto maior. Assim, nos conformamos em seguir a maré e as correntes e deixar as coisas pra lá. Vamos nas ondas, para onde elas vão e perdemos o sentimento de indignação, valores e ética.

Existem outros momentos em que temos a sensação de que somos o oceano, pois fazemos parte dele e temos a consciência de que influímos nestes movimentos e uma sensação de que nossas ações, atitudes e pensamentos têm muita importância no contexto maior. Assim, ao negar seguir a maré e as correntes, podemos influir no processo como agentes de mudanças.

O mundo está em guerra e o mundo é o nosso oceano.

Egoísmo X Colaboração
Ganância X Solidariedade
Interesse pessoal X Interesse comunitário
Mentira X Transparência
Corporativismo X Cooperativismo
Capitalismo e comunismo X Responsabilidade social
Destruição da natureza X Ecologia sustentável
Lucro como objetivo X Lucro como consequência
Gestão por conflitos X Gestão participativa
Fundamentalismo X Tolerância
Ditadura X Democracia
Imposição X Liberdade
Crime organizado X Ética e Respeito
Chefe X Líder

Essas forças positivas e negativas estão dentro de cada um de nós. Aqui me lembro de quando se fez uma pergunta ao Dalai Lama em sua visita a Curitiba. Qual delas vai ganhar a luta?
Ele respondeu que dentro de nós há dois cachorros brigando: um mau e assassino e outro bom e companheiro. A resposta de Dalai Lama foi: “vai vencer aquele que você melhor alimentar e cuidar.”

Em minha percepção, é principalmente dentro das empresas e instituições que essa luta se trava hoje e influenciará as comunidades, as famílias e as pessoas. Assim, as competências que se desejam aos talentos das empresas que farão a diferença são:

Estar à disposição do outro;
Saber ouvir;
Ser proativo;
Tomar iniciativa;
Decidir sem medo de errar;
Saber ensinar;
Saber aprender;
Respeitar e ter boas relações no trabalho;
Trabalhar em equipe e solidariamente;
Liderar compartilhando a liderança;
Ser criativo;
Ser autêntico, ou seja, ser você mesmo;
Estar preparado e capacitado.

Vamos fazer a diferença, pois uma nova era começa e o processo de evolução da humanidade continua por mais insignificante que aparentemente possa ser uma gota no oceano.

2 comentários:

666 disse...

Geraldo, adorei o artigo! Foi rica a lição para quem é micro empresário, e que a todo momento se confronta com essas indagações no dia a dia da empresa. Tenho acompanhado seus artigos, mas de agora em diante farei comentários sempre que possível. Obrigado!
Um abraço Kike Moraes (sobrinho)

Raul Almeida disse...

Achei seu e-mail muito bom mesmo. Veio em uma hora em que fazer reflexões sobre tudo o que está acontecendo é altamente salutar.