quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Comunicação Eficaz e Liderança Compartilhada

A causa dos grandes problemas está em pequenos problemas não resolvidos.

A fonte do desentendimento começa na comunicação mal feita, nas percepções diferentes das pessoas, nas expectativas frustradas geradas por uma informação não esperada ou pelo desinteresse ou “não estou nem aí” das pessoas para as coisas que aparentemente não lhe dizem respeito.
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A boa comunicação cria as bases do diálogo, permite o feedback que alimenta o respeito, o entendimento, a compreensão.

O desaparecimento do diálogo é o início de uma guerra surda e fria, que leva ao egoismo e isolamento das pessoas.

A comunicação só começa a acontecer quando o outro tem a percepção da informação que pode ser corporal, visual, escrita e etc., e como a percepção de cada pessoa é própria e única à mensagem é codificada pelos seus valores, conhecimento e experiência.

Aí para a mesma informação há tantas comunicações quanto às pessoas que as recebem.
Perguntar e ter feedback é fundamental para se saber o que foi entendido e permitir se tirar conclusões através do diálogo.

As circunstâncias do momento, também interferem no entendimento do que se quer comunicar.

Se a outra pessoa vive um momento alegre e descontraído receberá a mensagem de uma forma, se estiver tensa, preocupada ou em estado de desatenção, o resultado do entendimento será outro.

O comprometimento do outro só haverá se quem se comunica passar atenção, interesse, credibilidade, entusiasmo e parceria.

Assim, se percepção, expectativas e envolvimentos são barreiras a comunicação, o antídoto ou dicas está em usar uma linguagem simples, prestar atenção ao que foi entendido (perguntas – feedback) e ter a capacidade de se colocar no lugar do outro (empatia).

A liderança compartilhada tem como objetivo criar equipes pro ativas que criam e participam das decisões e ações.

Isto só ocorre se o líder trabalhar para e com o grupo.

O velho chefe que quer que outros trabalhem para ele esta em extinção.

A vida, a nação e as empresas estão no dia a dia mostrando isso.

Lembre-se, nas organizações 95% dos problemas tem como causa uma má comunicação.
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Em descontraída palestra para as companheiras rotarianas do Rotary Club Florianópolis – Amizade, em 03 de agosto de 2009, tive 40 minutos de muito diálogo, aprendizado e alegria.

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