segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Democracia, liberdade e evolução política.

Clique nas imagens para visualizar em resolução máxima.

Viva o Chile, que em 17 de janeiro de 2010 deu uma demonstração de civilidade, cidadania e evolução política.

Alguns minutos após a realização do segundo turno das eleições presidenciais tivemos as declarações de Michelle Bachelet, atual presidente que deixa o cargo após um mandato de 4 anos com uma aprovação de 81%, índice recorde na América Latina; de Sebastián Piñera o presidente eleito com 51,3% dos votos e de Eduardo Frei, candidato derrotado com 48,7% e ex-presidente do Chile de 1995 a 2000.

Quem ganhou? Quem perdeu?

Ganharam todos eles, mas principalmente o povo chileno que exerceu na essência a democracia em um ambiente de respeito e harmonia, características do exercício da verdadeira liberdade de escolha.

A alternância de poder que é exercida em nome e por escolha dos cidadãos é, sem duvida alguma, o caminho que constrói com sustentabilidade a evolução política.

Este momento do Chile é reflexo de um investimento constante em civilidade e democracia, através do investimento em educação e saúde, prioridade de todos os últimos governos.

A socialista Michelle Bachelet, chamada pelos chilenos de mãezona exerceu seu mandato dando um exemplo de austeridade e decência em sua vida pessoal e familiar, e com isso manteve o Chile inserido na economia mundial. Ela também soube manter as bases de uma economia de mercado e superou a crise internacional sem assaltos, simplesmente realizando as reformas que eram necessárias.

Em declaração conjunta, Sebastián Piñera disse “Nosso país precisa hoje, mais do que nunca, de unidade. Para se ter um bom país necessitamos não só de um bom governo, mas também de uma boa oposição. Tenho certeza de que teremos uma oposição leal, construtiva e que vai fiscalizar com rigor, pois assim teremos um país melhor para todos.”.

Elogiando o candidato Eduardo Frei, reforçou que os dois são unidos por um profundo amor pelo Chile.

O ex-presidente e candidato derrotado, Eduardo Frei, afirmou “O novo governo abre novas expectativas para muitos chilenos.” e desejou a Piñera pleno êxito em seu governo. “Quero desejar êxito ao novo presidente, que trabalhe bem, pois assim vai bem o Chile.”.

Piñera recebeu por telefone os parabéns da atual presidente Michelle Bachelet e agradecendo suas palavras pediu conselho e ajuda para continuar com muitas das coisas boas feitas durante seu governo.

Que estes acontecimentos do Chile sirvam de reflexão e exemplo a todos os paises latinos americanos.

Que tenhamos aqui no Brasil não somente um tratado ou Programa Nacional de Direitos Humanos, mas simplesmente respeito, dignidade e sinceridade nas relações e no trato das coisas publicas.

Que possamos comparar a revolução bolivariana que o coronel Chaves levou a Venezuela e tenta exportar para toda América Latina, com os resultados, a liberdade, a dignidade do povo nesta festa cívica do Chile.

Teremos em 2010 a oportunidade de poder exercitar o direito de liberdade, de pro atividade e de ação para a construção da democracia, da liberdade e da evolução política que queremos para o nosso querido Brasil.

Não tenhamos medo dos que estão no poder e lutam de forma insana e corrupta para se eternizarem, pois eles passarão muito mais rápido do que imaginamos. Estamos as vésperas de um novo Brasil.

Releiam meu artigo de 24 de setembro de 2009 “Os deuses, a música e o Chile

5 comentários:

Ninho Moraes disse...

Geraldo, muito bem observado.

É muito raro vermos uma foto como o encontro da presidente Bachelet e do candidato derrotado, o Frei, para festejar a eleição.

Assim como é bom ver a foto do Obama ao lado do Clinton e do Bush, para batalhar pelo Haiti.

Aqui, Lula se abraça com Sarney que manda o Collor para Copenhagen (vixe) e esquece do FHC.

Vamos ver se isso muda.

Abraços

Ninho Moraes
Produção TV
Rede TV

Sergio Pontes Pinto e Silva disse...

Geraldo
Você tem razão quando elogia o povo chileno.
Nós aqui no Brasil precisamos ter uma noção de cidadania, que hoje não existe.

Abraços

Sergio Pontes Pinto e Silva.

Tony De Franceschi disse...

Olá Geraldo,

Obrigado por mais um momento de reflexão.

Um abraço,

Tony De Franceschi
Diretor administrativo
Teddy Bear - English for kids and teens

Antônio Bencz disse...

Meus para parabéns pelo artigo, valeu.

Antônio Bencz

Dora Silvia Cunha Bueno disse...

Geraldo,

Gostei muito das suas considerações e sinto o processo político brasileiro bastante complicado temos que agir antes que sejamos engolidos?

Quem sabe voce poderia me auxiliar em restabelecer a Federação de Fundações de Santa Catarina?

Abraços da,

Dora Silvia Cunha Bueno
Presidente
APF - Associação Paulista de Fundações