terça-feira, 16 de março de 2010

A gestão compartilhada

Clique nas imagens para visualizar em resolução máxima.

O trabalho de equipe se destaca pelos resultados, e na operação os participantes são flexíveis, criativos, objetivos atuando cada qual no seu papel.

Percebe-se que líder é aquele que está com a bola, ou seja, com o cliente.

Todos passam então a ser solidários e atuam apoiando o líder do momento.

Lembrem-se de que em uma equipe participativa e integrada todos são lideres, basta prestar atenção quem é o lider da vez.

É claro que durante o jogo ou no desempenho nas atividades organizacionais e comerciais percebe-se que por trás tem alguém que preparou e treinou a equipe. O técnico, o gerente, o supervisor. Com certeza atuou como coacher.

Este alguém que soube ensinar corretamente as tarefas e passar a autonomia de forma vivenciada e comprometida soube através de seu entusiasmo passar segurança e conseguir do grupo comprometimento.

É claro que a boa equipe erra e muitas vezes não alcança resultados, perde o jogo.

Faz parte do processo de aprendizado durante o treinamento identificar se faltou foco, concentração , ritmo ou se relaxou no momento inadequado por excesso de confiança.

A zona de conforto é um perigo para qualquer empresa, time ou equipe.

Quando as coisas se tornam mais fáceis, o normal é descontrair, relaxar. Aí mora o perigo.

O que diferencia um profissional de um amador é o treinamento. Profissional é aquele que está sempre treinando.

Há o treinamento do conjunto, coletivo. As técnicas são muitas. Nas empresas os role playings, os trabalhos de grupo com a técnica Philips 66 ou dinâmicas lúdicas.

Há os treinamentos individuais. Fazendo uma comparação com o futebol como bater faltas ou treinar defesas para apurar características ou superar falha como a de chutar com um pé apenas. Avaliar seu desempenho transformando 3 atendimentos realizados por dia com o cartão das 7 Fases da Venda ou se preparando para uma reunião foram pontos fortes do treinamento.

O profissional consciente, através do treinamento, se supera e se completa para atuar no grupo, na equipe.

Na semana passada com 24 profissionais de sete diferentes organizações atuamos por 16 horas em equipe e criamos um só time, no curso Comunicação e Liderança Eficaz realizado na AEMFLO/CDL em São José - SC.

Trabalhamos a essência da comunicação de cada um consigo mesmo e com os outros utilizando técnicas e conceitos como Análise Transacional, Ensino Correto, a essência da comunicação e principalmente a busca do significado. A liderança e o conceito de que líder é aquele que é aceito e querido e exerce a sua função com diálogo, consciência e atuando como coacher, foi muito vivenciada.

Trabalhamos, também, os aspectos dos valores e da responsabilidade ética, social, comunitária e ecológica.

O resultado nas avaliações dos participantes foi de 100% de Ótimo e Bom para os indicadores de medição como ampliar e reformular conceitos e pontos de vista, aplicabilidade no dia-a-dia, ferramentas para melhorar desempenho pessoal e profissional e benefícios para as empresas dos participantes.

Creio que também fiz amigos, pois a avaliação de meu desempenho como catalisador, conhecimento do assunto e habilidade de incentivar para mudanças, foram de 100% entre Ótimo e Bom.

As fotos em si relatam a alegria de todos ao se dedicarem a algo valioso e gratificante.

O profissionalismo e a alegria vivida pelo time do Santos de hoje é gostoso de assistir.

E saibam que sou são-paulino.

A administração participativa e a gestão compartilhada além de resultados surpreendentes criam um clima de solidariedade, alegria e crescimento interior de todos.

7 comentários:

José Maria Isola disse...

Caro amigo!

Li este seu artigo e o anterior Você vai sobreviver profissionalmente?

Ambos muito bem escritos - o que para mim não é novidade - e coloca todos nós leitores para pensar e abrir nossas mentes.

Parabéns e aceite meu caloroso abraço.

José Maria Isola

Dora Silvia Cunha Bueno disse...

Geraldo é sempre bom receber suas noticias, quando vem a sampa ???? vamos nos encontrar no Rotary ????

Dora Silvia Cunha Bueno

Marcos Berrettini disse...

O importante mesmo está na sua declaração final : “SOU SÃO-PAULINO”.

Marcos Berrettini

Marcelo Malavolta disse...

Olá Geraldo,

Gostei muito do tema, fico feliz por saber que tenho no amigo uma admiração grande e que se vc dá a direção e identifico que nela estou, tenho mais certeza que a trilha que caminho esta correta, concordo com o texto e além disso sou um adpto da gestão compartilhada, aqui em Minas esta funcionando muito bem,

Abraço,

Marcelo Malavolta

Ps. há, e saiba que sou Colorado !!! Rs...

Geraldo Leal de Moraes disse...

Meu caro amigo Colorado

Obrigado pelas palavras.

Estaremos juntos e muitas vezes.

Prof. Afonso Luiz Silva disse...

Boa tarde Sr. Geraldo!

Queremos agradecer seus e-mails, sempre com excelentes conteúdos e reflexões que nos desafiam diariamente a Formação Permanente.
Este último A Gestão Compatilhada, foi uma grande contribuição para os nossos trabalhos.

Grato

Coordenação do Ensino Médio
Prof. Afonso Luiz Silva
Coordenador do Segmento

Geraldo Leal de Moraes disse...

Caro mestre

Obrigado pelo incentivo a continuar melhorar.

Como um ex aluno jesuita por 12 anos do admissão a faculdade de economia no Colégio e Faculdade São Luiz em Sào Paulo fico feliz . Assim como sou grato a felicidade e formação da Elisa como sua ex aluna.

Agora está no cursinho concentrada em se preparar para o vestibular. As coisas acontecem no momento certo.

Creio na liberdade de expressão , expansão da consciencia individual e lívreo arbítreo como condições sine qua non para se trabalhar em equipe.
Abraços e disponha.