segunda-feira, 8 de março de 2010

Você vai sobreviver profissionalmente?

Tudo no mundo se transforma, vivemos as mudanças permanentes e o processo de evolução constante.

Os que não percebem isto já estão escrevendo o texto da lápide de uma vida que já se foi.

Manter a essência do processo de um atendimento adequado e eficaz em qualquer profissão é necessário, mas cada atendimento é uma nova situação. Assim naturalmente nos renovamos e estamos à disposição do outro e compreendemos a sua essência de ser único.

Quando temos o hábito e a capacitação do bem atender internado em nós, conseguimos mais facilmente perceber as mudanças, com mais empatia e percepção.

Mas, a velocidade de transformação da tecnologia, dos novos meios de comunicação e dos recursos tecnológicos põe em risco a eficácia, também, dos bons profissionais.

Em menos de quatro anos de existência já se passou mais de 10 bilhões de mensagens pelo twitter. São criados hoje 50 milhões de tweets por dia.

Você sabe o que é twitter e sua importância na comunicação e interatividade das pessoas?

Você tem idéia do que as redes de relacionamento estão fazendo na comunicações entre as pessoas e quais as conseqüências na vida de todos nós?

Como está sua comunicação por e-mail?
Quero apenas compartilhar uma experiência profissional.

Há 8 anos fui contratado pela UOL para realizar palestras em road shows pelo Brasil. Na qual eu fazia uma palestra motivacional sobre comunicação e atendimento eficaz (As 7 Fases da Venda).

Você sabe qual foi o publico alvo?
Contadores e revendas de produtos de informática.

A equipe da UOL em seguida explicava que havia um novo meio para se comunicar e passar documentos, o e-mail, e assim todos os contadores e revendedores de informática poderiam apresentar aos seus clientes a UOL e criar um novo canal de comunicação entre eles.

E-Mail? O que é isto?
Ter um provedor? Por quê?

Não vou esticar o assunto, pois quem não tem e-mail hoje, no mínimo , como pessoa ou profissional,está levando uma vida reclusa ao seu mundinho.

Há algumas áreas onde a presença pessoal é importante como a dos profissionais liberais (médicos, engenheiros, advogados) e outras áreas ligadas a vendas, como o corretor de imóveis, seguros etc.

Estes excelentes profissionais correm o risco de sem uma comunicação que utilizem os recursos da tecnologia moderna comprometam a expansão e divulgação de suas atividades.

O risco é que todo espaço vazio será ocupado.

Entretanto, quero deixar um alerta bem claro.

Há os profissionais que dominam a forma de utilizar os meios de comunicação de forma excelente, mas não tem a essência profissional que só conhecimento, experiência e vocação trazem. Há os que não tem ética e são carreirista que utilizam em todos os campos a propaganda enganosa. A modernidade em si não é garantia de um bom serviço profissional.
Assim como o crime organizado se profissionalizou precisamos estar atentos

O caminho de desenvolvimento da humanidade é assim passo a passo e com riscos.
O recado que quero dar aos meus amigos é que se modernizar nos processos de comunicação por rede, adotar os novos meios que a tecnologia oferece não é modismo, é uma necessidade de sobrevivência.

Você vai sobreviver profissionalmente?

Um comentário:

Adm. José Luís Souza Leite disse...

Ola Sr Geraldo, Gostei muito do Artigo, e principalmente da sua expressão ''Apagão de mão de obra'', Realmente gostaria de estar participando de suas palestras...

Eu recebo informações de mais um Blog, bem interessante do Sr Stephen Kanitz, possivel q o Senhor ja o conheça... pois tratam do ''mesmo assunto''

Aqui esta o link: http://www.kanitz.com/index_refresh.htm

Espero que seja de alguma valia...

Grande Abraço e até mais..

Adm. José Luís Souza Leite