terça-feira, 3 de novembro de 2009

Telepresença e web substituem viagem profissional

Ao clicar sobre as fotos elas abrirão em resolução máxima.

No dia 25 de outubro no jornal O Estado de São Paulo, o jornalista Ethevaldo Siqueira, com sua visão de futuro e conhecimento aprofundado da tecnologia da informação, foi taxativo “Telepresença substitui viagem profissional”.

É de nossa natureza resistir ao novo, ao inusitado, a aquilo que não está em nossos hábitos.

“Nenhuma tecnologia supera em qualidade o encontro pessoal, presencial, face a face, em entrevistas ou reuniões” afirma o autor, “mas, quando se trata de conectar profissionais distantes em cidades, paises ou até continentes diferentes, em encontro virtual por meio de um sistema tão avançado quanto o da Telepresença, as vantagens da tecnologia superam largamente o distanciamento físico”.

Estar “tetê-a-tête,” pela webcam com profissionais, executivos, gerentes, vendedores, clientes, fornecedores já está se tornando um habito para algumas organizações que vivem esta realidade.

A comunicação e reuniões em tempo real pelo Skype já é corriqueira, 25 milhões de pessoas conectadas quando entramos no sistema, já é um número normal.

Conversei, outro dia, com um excelente e experimentado consultor da área de turismo e para ele é claro que as empresas aéreas, hotéis, empresa de translados e ligadas a eventos precisam estar se reinventando, pois a Telepresença e a reunião virtual pela web é seu grande concorrente.

Até suporte, assistência técnica e treinamento com qualidade, são possíveis de serem realizados a distância.

Há 40 anos viajo pelo Brasil dando cursos, sempre interagindo e me integrando naquele momento eterno e para sempre aos participantes.

Sempre procurei ser um catalisador das vivências e experiências dos participantes. Em meu ponto de vista, o que fica do curso, além das ferramentas, é a troca dos pontos de vista, novos conhecimentos e dicas além de fichas que caem em cada participante.

O conteúdo programático ou o conhecimento que se passa é possível ser encontrado nos livros e publicações técnicas.

Estamos no auge da Era da Informação, com as ferramentas de buscas como, UOL, Google, tudo é acessível e a todos. Informação é commodity

Aquele velho adágio que “o segredo é a alma do negócio” já morreu e há muito. Não há mais segredos no mundo livre da internet, segredo, também é commodity, estamos, entretanto, começando uma nova era, a Era da Consciência.

A Era da Consciência exige presença, atitude, interatividade, competitividade, colaboração, troca de vivências e experiências, troca de olhares.

Assim a metodologia para novos cursos, lançamentos de produtos, workshops, road shows está vivendo novos momentos, novas formas, tanto presencialmente como a distância pela web.

Quero convidá-los a conhecer a plataforma Presence da MicroPower e os cursos a distância da Idale, empresas das quais faço parte como conteudista, parceiro e representante.

Leiam os artigos:
Eles complementam esta leitura. Dêem aqui no blog suas opiniões, sugestões e criticas. Exponham suas duvidas e desconfianças afinal, tudo é novo e aprenderemos juntos.

6 comentários:

Unknown disse...

Olá Geraldo,

Primeiramente, parabéns pelo artigo, muito interessante e bem redigido.

E gostaria de aproveitar a oportunidade para apresentar um freeware muito útil exatamente para este tema, que tem como foco ajudar a reduzir o custo com viagens desnecessárias: o Mikogo.

O Mikogo é um programa para Webconferências, seuporte remoto, reuniões virtuais e compratilhamento de tela, fácil de usar, seguro, multiplataforma, grátis tanto para uso pessoal quanto profissional, e que ainda possui vários recursos.

Você pode conferir em www.mikogo.com/pt

Abraços,
Thiago Almeida
thiago@mikogo.com
The Mikogo Team

Alvaro da Rocha Macedo Filho disse...

Na minha opinião, está perfeito na forma e no conteúdo. Você capturou e transmitiu exatamente um momento muito especial da comunicação onde as ferramentas de colaboração destacam-se nesse cenário cada vez mais competitivo em que o diferencial já não é mais a informação em si, mas a velocidade em que ela é obtida e utilizada.

Parabéns e um grande abraço.

Alvaro da Rocha Macedo Filho
Diretor de Negócios
MicroPower

Ricardo Alves disse...

Prezado Geraldo

Ficamos contentes com o seu convite. Vamos acessar e entrar em contato. Já estamos usando a interconectividade....

Um forte abraço.

PS. 1) Assista o filme que entrou em cartaz: “ O substituto” – pode ser usado em palestras.

2) Assim que a situação financeira mundial se estabilizar, com certeza as viagens “profissionais” voltarão a todo o vapor. Há uma demanda “super reprimida”. Afinal, quem viajou a “negócios” sempre precisa trazer novidades do exterior. É só um palpite.... Vai faltar avião em 2010.

Ricardo Alves
Formação Profissional
Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha

Daniel Musulin Soeltl disse...

Geraldo,

Parabéns pelo post!
No início de nossos trabalhos com e-Learning a dúvida se o treinamento virtual iria substituir completamente o treinamento presencial era uma constante. O tempo mostrou que não substituiu completamente, mas as organizações preocupadas com a capacitação continua e dinâmica de seus colaboradores logo perceberam que adotar pelo menos um modelo misto (blended) para estes processos resulta em melhores resultados tanto econômicos quanto de aprendizado.

O MicroPower Presence é perfeito também para esta prática, já que aumenta a interação dos participantes entre sessões presenciais e contribui para manter "vivo" o tema abordado.

Abraços!
Daniel Musulin Soeltl
Diretor de Marketing
MicroPower

Jorge Purgly disse...

Caro Geraldo,
Gostaria de reiterar minha satisfação durante nossa última conversa pessoal em Floripa.
Gostaria de te pedir para divulgar o texto abaixo junto à sua rede de relacionamentos.
Um forte abraço,
Jorge
Date: 2009/12/6
Subject: Novos assuntos para os blogs a pedido dos leitores.



Atendendo a pedidos dos leitores os meus blogs passam a ter redação em portugues.

Seguem abaixo os endereços e as palavras-chave que resumem os principais assuntos de tema de abordagem de cada blog.

Estou me empenhando para trazer ao querido leitor conteúdo relevante, atualizado e divertido.

Além dos blogs, atendo sempre que posso com terapia floral em Balneário Camboriú no Jardim Kailash

http://www.jardimkailash.com.br

Peço, por favor para voce divulgar para a sua rede de relacionamentos.

Muito obrigado,

Jorge
http://xeesm.com/JorgePurgly


http://purgly.blogspot.com

Rio, Rio de Janeiro, 2016, Carnaval, Turismo, Ecologia, Olympic Games, Olimpíada, Jogos Olímpicos, Praia de Copacabana, Morar Bem, Viver Bem, Hotel, Hospedagem, Hungria, Descendentes de Húngaros no Brasil, Blumenau, Santa Catarina, Balneário Camboriú, Sites Sociais, Viagem, Lazer, Comer com saúde, Dr. Bach, Al-Biruni, Al-Kindi, Dr. Fajardo, Dr. Francisco Fajardo, CELE, Balneário, Piçarras, Gaspar, SC, Esperanto, Empregabilidade, Fonte de renda passiva, Novos desafios, Novo emprego.




http://konektigi.blogspot.com

Conectivity,Conectividade,RFID,Eletrônica,Alimento,Farmaceutica,Health,Care,Cuidados,Saude,Hospital,Tecnologia de Identificação, Educação, Crianças Cristal,Liderança, Emprego, Qualidade de Vida, Paranormalidade, Economia Domestica, Orçamento, Poupança, Prosperidade, A ciência de ser rico.




http://biometrio.blogspot.com
Biometria, Biometrio, Biometrico, Biometrics, Iris, Olho, Identificação, Iridologia, Terapia, Alternativa, Complementar, Naturopatia, Análise, Padrões, Alimentação, Saúde, Diagnose, Bernard Jensen, Denny Johnson, Embriologia, Biótipos, Menetrier, Hering, Ray Id, Nutrição, Mapas, Sistema, Nervoso, Simpático, Parassimpático, Nutrientes, Extrovertido, Introvertido, Astrologia, Macrobiotica, Reiki, Yin-Yang, Vegetariana, Dieta, Vegetariano, Medicina Tradicional Chinesa


http://DrBachFlower.blogspot.com
Florais, Bach, Minas, Saint, Germain, Flower, Essence, Essências, Terapia, Therapy, Healing, Herbs, Terapeuta, Holistico, SINTE, Sindicato, Terapeutas, Terapias, Alternativas, Naturais, Complementares, Alimentação, Nutrição, Rescue, Remedy, Emergencial, Buquê, 9, flores,
Vibracionais, Fisioquantic, Suplementos, Nutricionais, Quânticos, Oligoelementos, Ortomolecular, Radiestesia, Radiônica, Frequenciais, Musicais


http://MasterSUNO.blogspot.com
MasterSuno, Curso de Energia Solar Fotovoltaica, Majstro, Suno, Mestre, Sol, Energy, Solar,Renovable, Energia, Fotovoltaica, Photovoltaic, Aquecimento, Aquecedor,Coletor, Agua, Heating, Bateria, Renovável, Ecologia, Sustentabilidade, Surya, Sonne,Cells, Arrays, Controller, Bateries, Light, Remote, Sun. Sú, Solei, Nap, Sole, Víz, Akvo, Water, Wasser, Acqua, Eau, Ecology, Ekologio,Ecologie, Okologie, Silício, Silicon, Monocristaline, Policristaline, Si, GaAS

Sam Wonder disse...

ezTalks is the world's leading online video conferencing provider that enables you to connect with people anywhere and anytime. Integrated with HD video conferencing, audio conferencing, screen sharing, content sharing, remote control and other powerful features, it can be widely applied to all industries
free screen share software
video conference companies
conference video call